Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Conferência em Jaraguá do Sul discute políticas públicas na Assistência Social
As propostas que forem aprovadas serão levadas para discussão na Conferência Estadual
Por Administrador
Publicado em 27/06/2025 17:21
Geral

A XIII Conferência Municipal de Assistência Social em Jaraguá do Sul entrou no segundo e último dia de discussões e deliberações. Do evento sairão propostas que visam aprimorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de acordo com a realidade de cada região. A adesão é considerada positiva pelos organizadores, com 291 inscritos. “Estamos muito satisfeitos e daqui sairão propostas que serão levadas para discussão na Conferência Estadual”, destacou a presidente do Comissão Organizadora do evento, Euci Cristofolini. Ao longo do dia acontecem oficinas, onde são discutidos temas específicos que resultarão em propostas de políticas públicas municipais, estaduais e federais. Também serão eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.


A noite de abertura na quarta-feira (25), contou com a presença de autoridades e da doutora em Serviço Social, Luziele Maria de Souza Tapajós, que proferiu uma palestra. Para a especialista, no ano em que o SUAS completa 20 anos, é um momento ideal para reflexão e reestruturação. “Nós estamos aqui festejando, mas também precisamos verificar o que precisa melhorar, o que deve ser recondicionado, para que essa estrutura funcione melhor. Como traçar coletivamente as estratégias para o SUAS nos próximos dez anos”, disse.

Ela considera o município referência em várias áreas e disse que lhe chamou a atenção o perfil dos cadastrados no CadÚnico. “Quase 50% dos inscritos, são pessoas longe da faixa da pobreza, que vivem com mais de meio salário mínimo, ou seja, isso é muito raro no Brasil. Aqui, temos outra realidade e outros desafios, com a necessidade e a demanda de um tipo de proteção social mais específica, que vai muito além da necessidade da renda, por exemplo.”

O vice-prefeito de Jaraguá do Sul, João Pereira, em seu discurso de abertura, disse que uma das principais preocupações da atual administração é com a Assistência Social. “Afinal, todas as nossas ações têm um único propósito: cuidar das pessoas. E quanto mais saudável, amparado e valorizado for o cidadão, mais forte, justa e equilibrada será a nossa sociedade. A Assistência Social não é apenas um setor da administração pública, ela é a ponte entre a dignidade e a esperança, entre o cuidado e a cidadania.”

Comentários