Hoje é o prazo final para o envio da declaração do Imposto de Renda 2025. Os contribuintes têm até às 23h59 para regularizar sua situação com a Receita Federal. Para quem ainda não finalizou o processo, a declaração pré-preenchida pode ser uma grande aliada: além dos pagamentos e rendimentos, já estão disponíveis informações como contribuições à previdência privada, saldos de contas bancárias, investimentos, poupança, imóveis adquiridos, doações realizadas no ano-calendário, criptoativos e contas no exterior.
De acordo com a consultora especialista em assuntos regulatórios da Contabilizei, Juliana Ribas, aproveitar essa facilidade ajuda na hora de conferir informações mais complexas. “A declaração pré-preenchida já vem com dados informados à Receita Federal por fontes pagadoras e terceiros, como empregadores, bancos, instituições e prestadores de serviços de saúde e educação. Para quem tem múltiplas fontes de renda, despesas médicas ou outras informações mais detalhadas, é vantajoso utilizar essa alternativa, já que ela facilita a inclusão de informações e reduz a chance de erros”.
Contudo, a especialista orienta que é importante conferir com atenção as informações disponibilizadas no documento e alterá-las sempre que for necessário, por exemplo, no caso de alguma divergência de valores. “Embora a declaração pré-preenchida reduza o risco de erros, ela não garante que todas as informações estejam completas ou corretas. É possível que algum dado não tenha sido comunicado adequadamente por uma fonte pagadora ou que faltem informações que o próprio contribuinte deverá incluir, como despesas dedutíveis que não foram registradas automaticamente”.
Entre os dados disponíveis na declaração pré-preenchida estão:
- Informações da declaração anterior do contribuinte: identificação e endereço;
- Rendimentos e pagamentos declarados pelas empresas e profissionais na Dirf, Dimob, Dmed e Carnê-Leão, que são declarações acessórias que detalham os pagamentos que empresas fizeram a empregados e terceiros, assim como detalham valores recebidos por médicos e profissionais de saúde e imobiliárias e corretores por transações comerciais relativas a venda e aluguéis de imóveis;
- Rendimentos isentos em função de moléstia grave;
- Rendimentos de restituição recebidas no ano-calendário;
- Contribuições de previdência privada;
- Atualização do saldo de conta bancária e poupança;
- Atualização do saldo de fundos de investimento;
- Imóveis adquiridos no ano-calendário;
- Doações efetuadas no ano-calendário;
- Informação de criptoativos;
- Conta bancária/poupança ainda não declarada;
- Fundo de investimento ainda não declarado;
- Contas bancárias no exterior.
Quem estiver obrigado a declarar e não o fizer até o fim do dia estará sujeito a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, mais juros, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto de renda devido.
Sobre a Contabilizei
Presente na vida de mais de 70 mil clientes e em mais de 50 cidades do Brasil, a Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil, líder em abertura de empresas e gestão de CNPJs, que oferece soluções completas, exclusivas e integradas em um único lugar para micro e pequenos empreendedores, além dos profissionais autônomos. A empresa existe para simplificar a vida de quem empreende e potencializar o futuro de cada cliente, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. Fundada em Curitiba, desde 2013 oferece tecnologia de ponta e a expertise de mais de 1.300 profissionais especialistas em diversas áreas para disponibilizar os melhores serviços contábeis, incluindo abertura de empresa facilitada e com a tributação adequada. Além disso, é especialista em gestão ao garantir suporte por meio do Contabilizei.bank, para a escolha e a manutenção de plano de saúde, soluções de cobrança e pagamentos, cartões PJ e empréstimos pré-aprovados para pessoa jurídica. Tudo isso pensado para o micro e pequeno empreendedor brasileiro e alinhado às suas necessidades em inúmeros ramos de atividade, como medicina, engenharia, tecnologia e marketing, entre outros.