Protocolo de Intensões foi ratificado durante reunião na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul

Ocorreu na manhã de quinta-feira (13), a primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul. Integram o grupo, o Prefeito Jair Franzner, os secretários de Planejamento e Urbanismo, de Administração e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, ACIJS, FIESC, CDL, Novale Hub e Conventions e Visitors Bureau. O grupo discutiu assuntos de interesse local e regional.
Dentre os encaminhamentos, foi ratificado o Protocolo de Intensões entre a Prefeitura e a Associação Jaraguá Mais Saudável. Para ser implementada, a parceria - que inclui o repasse de recursos - precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores.
O Prefeito Jair Franzner, entende que o programa vem ao encontro das intenções do Governo Municipal, e por isso precisa ser fortalecido. “Pois tornar o cidadão jaraguaense mais saudável, longevo e produtivo, depende da interação entre sociedade civil, setor produtivo e o poder público, em prol do desenvolvimento sustentável do município. Afinal, se trata de encontrarmos os caminhos para construirmos a sociedade que todos queremos”, destacou.
O Programa
O ‘Jaraguá Mais Saudável’ (JMS), lançado em 2019, tornou-se um programa estratégico para promover saúde e qualidade de vida por meio dos pilares COMER, MOVER e PERTENCER. O propósito é tornar o cidadão jaraguaense mais saudável, longevo e produtivo, através da interação entre sociedade civil, setor produtivo, poder público, igreja e academia, atuando conjuntamente no desenvolvimento sustentável do município, com foco em ações coletivas e individuais na promoção da saúde e na disseminação de informações sobre o tema, visando a melhoria dos indicadores municipais de saúde a curto, médio e longo prazo.
Em 2024, houve a transição para o domínio administrativo da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), reformulação do Conselho Deliberativo e a formalização de uma Diretoria Executiva especializada, visando uma gestão mais transparente e eficiente. O novo Plano de Trabalho, elaborado com base em dados e indicadores, direciona ações estratégicas e intersetoriais estruturantes para o ano de 2025, focadas em diagnósticos comunitários, fortalecimento de parcerias e monitoramento de resultados.
Atividades previstas
- Implantação de um calendário de ações fixo, incentivando hábitos saudáveis e maior engajamento da comunidade, com diagnósticos situacionais de comunidades abrangente e aprofundado;
- Fortalecimento de parcerias intersetoriais, abrangendo setores como saúde, turismo, social, desenvolvimento econômico, agricultura e educação;
- Aprofundamento dos indicadores e monitoramento das ações, assegurando transparência e mensuração de resultados.
Impactos
- Fortalecimento da saúde preventiva
- Melhora na qualidade de vida
- Engajamento comunitário
- Desenvolvimento sustentável
- Monitoramento e transparência