Neste mês de fevereiro, a entrega dos kits ocorrerá na próxima semana, entre os dias 10 e 15. A partir de março a distribuição ocorrerá a cada dois meses, com kits de oito unidades
O Samae de Jaraguá do Sul divulgou nesta semana a atualização do Calendário de Distribuição do Saco Verde para o ano de 2025. Neste mês de fevereiro, a entrega dos kits (com cinco unidades), ocorrerá na próxima semana, entre os dias 10 e 15.
A partir do mês de março o sistema de entrega terá mudanças, como já foi informado pela autarquia, ainda em 2024. O engenheiro sanitarista do Samae, Deverson Simioni, lembra que a entrega dos kits será feita a cada dois meses e o munícipe receberá seu kit contendo oito sacos. O modelo de distribuição atual (vigente só até este mês), prevê a entrega dos kits a cada cinco semanas, com cinco sacos.
“Essa mudança vai garantir mais eficiência na distribuição. Além disso, como parte do compromisso ambiental da autarquia, o calendário não será mais impresso. Estará disponível, exclusivamente, em formato digital, evitando o uso de papel e contribuindo para a redução dos resíduos”, destaca.
O calendário poderá ser acessado facilmente no aplicativo Jaraguá na Mão, no site do Samae e nos destaques dos stories, no Instagram da autarquia. No calendário também constam as datas em que não haverá coleta neste ano e informações sobre o que pode e o que não pode ser descartado no saco verde.
A entrega do saco verde continuará sendo realizada de acordo com a programação da coleta seletiva em cada bairro. O kit será entregue nas residências que tiverem materiais para serem coletados no dia da distribuição. “O saco verde é um incentivo para a coleta seletiva, lembrando que os materiais recicláveis também podem ser descartados em qualquer outro tipo de embalagem como sacolas plásticas, caixas de papelão e sacos de lixo, desde que sejam de fácil identificação”, explica.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, o Samae orienta que os munícipes entrem em contato pelo número 2106-9100 (fixo e WhatsApp).
Confira o que pode ser descartado no saco verde:
Plástico;
Papel e papelão;
Vidro;
Metal;
Isopor;
Óleo de cozinha na garrafa PET.
Saiba o que não pode ser descartado no saco verde:
Papel higiênico e fraldas;
Restos de alimentos;
Adesivos;
Roupas, panos e tecidos;
Pilhas, baterias e lâmpadas.