A exposição, no pátio coberto do Centro Administrativo Municipal, é aberta ao público das 8h às 16h30 e permanecerá em exibição até o dia 22 de novembro
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo a primeira exposição de trabalhos produzidos por alunos da rede, com o tema alusivo ao “Dia da Consciência Negra” (celebrado na quarta-feira, 20). O objetivo principal da mostra é trazer uma reflexão sobre o tema.
A mostra de trabalhos está no pátio coberto do Centro Administrativo Municipal, onde também ocorreu, durante a semana, o lançamento da exposição com a presença de autoridades da administração, representantes de movimentos da comunidade negra, alunos e professores da rede.
Para o presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, José Aparecido Félix, a exposição de trabalhos aliada a outras ações alusivas ao Dia da Consciência Negra em Jaraguá do Sul representam uma valorização importante da história e cultura negra no Município.
O Presidente do Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Francisco Alves, afirma que, a cada ano, há uma evolução na área da educação, fazendo com que os alunos cresçam com um outro olhar para a cultura afro, conhecendo um pouco mais e valorizando a cultura afro, seja através das pinturas, das brincadeiras, capoeira e das músicas.

A secretária de Educação, Iraci Müller, explica que a exposição destaca práticas pedagógicas desenvolvidas pelas unidades escolares da rede, com produções de 11 CMEIs e 16 Escolas. “Nosso objetivo é celebrar os trabalhos das escolas e reforçar a importância da cultura afro-brasileira na formação social do país”, destaca.
A abertura da exposição contou com apresentações culturais de destaque, como o Coral da EMEB Rodolpho Dornbusch, sob a regência do professor Tiago Pelegrino Vieira e alunos da EMEB Alberto Bauer que fizeram uma apresentação de capoeira, maculelê e a tradicional brincadeira "Escravos de Jó", práticas que integram o currículo de Educação Física, com orientação dos professores Luís Fernando Olegar e Amarildo Mendes de Lima.
A exposição é aberta ao público das 8h às 16h30 e permanecerá em exibição até o dia 22 de novembro.



